PROJETO DE CULINÁRIA SUSTENTÁVEL NA BABILÔNIA ENSINA A EVITAR O DESPERDÍCIO
Por Álvaro Júnior
O Projeto Favela Orgânica, no Morro da Babilônia, no Leme, Zona Sul do Rio, ensina a aproveitar bem os alimentos que muitas vezes são descartados nas feiras da cidade. Os alunos da oficina de Audiovisual que integra do Projeto Rio Cidade Sustentável estiveram em uma das aulas ministradas por Regina Tcheli para fazer laboratório de câmera e cobertura jornalística do evento.
O Favela Orgânica ensina aos moradores como aproveitar parte dos alimentos que são normalmente desperdiçados. Duas vezes por semana, Regina reúne um grupo na Associação de Moradores do Morro da Babilônia para criar e testar receitas com os alimentos aproveitados da feira. Cascas, talos e folhas…nada é jogado fora! O projeto teve inicio em setembro do ano passado. “Os participantes do projeto ficam impressionados como eu consigo transformar algo que seria jogado fora em uma comida que poderia perfeitamente estar no cardápio de um restaurante. E não é nada caro”, conta a professora.
No dia em que a equipe da Oficina de Audiovisual acompanhou o Favela Orgânica o cardápio dava uma mostra da criatividade de Regina Tcheli. Feijoada vegetariana, Risoto de Casca de Melancia e Arroz de Folhas Verdes e outros quitutes enchiam os olhos participantes. A parceria entre o Favela Orgânica e o Rio Cidade Sustentável irá além filmagem que aconteceu no dia 15. Regina Tcheli, que é paraibana, ministrará aulas de alimentação saudável, visando evitar desperdícios e abrindo possibilidade para uma melhor qualidade de vida, dentro da Frente de Agricultura Urbana Orgânica.
.