Regina Tchelly, do projeto Favela Orgânica, dá aula no Rio Gastronomia Foto: Bruno Kaiuca

A aula no auditório Sesc|Senac “Receitas do Favela Orgânica: aproveitamento integral de alimentos”, de Regina Tchelly, começou de maneira inusitada. A chef pediu para que todo mundo levantasse, fechasse os olhos e aquecesse as mãos. Feito isso, ela pediu para que cada um se desse um abraço e dissesse: “você é uma delícia de pessoa”.

Arrancando risadas, Regina contou sua história e de como começou o projeto “Favela Orgânica”, uma iniciativa sua criada em 2011 nas comunidades Babilônia e Chapéu Mangueira, na zona sul do Rio de Janeiro, que buscava auxiliar pessoas de poucos recursos a aproveitar ao máximo os alimentos a que tinham acesso, sem desperdício, com receitas nutritivas e saborosas do que poderia ser tratado como sobra. A chef aproveitou também para lançar seu livro “Receitas do Favela Orgânica” na aula.

A receita escolhida por Regina foi uma geleia de melancia e um salpicão também da fruta. O ideal para o prato, segunda ela, é usar a que está começando a murchar e ficar azeda. A casca ralada da melancia do salpicão substitui o frango do prato original, tornando-se também mais econômico. A receita leva também manga, tomate, cebola roxa, maçã, pimentão vermelho e amarelo, manjericão e cheiro verde. Uma delícia.

O Rio Gastronomia é realizado pelo jornal O GLOBO, com apresentação de Sesc RJ e Senac RJ, cidade-anfitriã Invest.Rio | Prefeitura RJ, patrocínio master do Santander, patrocínio de Stella Artois, Naturgy, Loft, Tanqueray, Johnnie Walker e Smirnoff, apoio Aspen Pharma, Hortifruti, Tônica Antarctica, Pepsi, Água Pouso Alto e Chandon, participação do Azeite Andorinha, Barrinhas Vinhos, Café Dolce Gusto, parceria de inovação da Rio Innovation Week, Hotel Oficial Fairmont Rio e parceria do SindRio.

Por Mari Teixeira | Fonte