Regina Tchelly, do Favela Orgânica Foto: Leo Martins/Agência O Globo
Quando fugiu de casa, aos 15 anos, em Serraria, no interior da Paraíba, Regina Tchelly não poderia imaginar que se tornaria uma cozinheira ativista, mas “se achava diferente”. Fundadora do projeto gastronômico Favela Orgânica, no Morro da Babilônia — iniciativa que reaproveita alimentos descartados, estimula a plantação de hortas comunitárias e a compostagem, por meio de oficinas e palestras —, ela tornou-se referência em alimentação consciente no Brasil e no mundo.

A empreendedora social lembra o que sentiu ao chegar ao Rio, em 2000, para trabalhar como empregada doméstica, no Leme. “O que mais me impressionou foi a quantidade de legumes e verduras que eram desperdiçados na feira. Passei a recolher alimentos que iam para o lixo e comecei a inventar receitas”, lembra a cozinheira, de 37 anos. “Uma das primeiras foi com brócolis. Primeiro, mudei o modo de fazê-lo. Em vez de cozinhá-lo, refoguei no alho  e abafei; em seguida, coloquei sal grosso”, conta ela, que destrinchou o vegetal. “Retirei a fibra e increm27entei um arroz. Com o cabinho, criei molho para cachorro-quente. E com a folhinha, uma couve”, enumera a mãe de Maria Eduarda, de 20 anos, Maria Clara, de 11, e Sol de Maria, de 1 ano e 11 meses.

Regina no Morro da Babilônia Foto: Leo Martins/Agência O Globo

Em 2011, Regina fundou o Favela Orgânica. “Nesse ano, a Agência de Redes para a Juventude lançou um edital. Apresentei o Favela Orgânica, mas não levei o prêmio de primeira. Arrecadei R$140 com os vizinhos e comecei o projeto dentro da minha casa”, diz ela, que ganhou o edital posteriormente.

Um ano depois, Regina estava na Itália dando palestra sobre gastronomia sustentável. De lá para cá, virou amiga de Bela Gil, com quem divide receitas, cozinhou para celebridades, como o ator Harrison Ford, e, desde 2017, apresenta o programa “Amor de cozinha”, no Futura. “Evitar o desperdício, valorizar os produtores locais e estimular as hortas comunitárias contribui para a salvação do planeta.”

Arroz Colorido de Casca de Banana-verde

Arroz colorido de casca de banana-verde Foto: Leo Martins / Leo Martins/Agência O Globo

Ingredientes: 1 xícara de chá de arroz cozido/1 xícara de hibisco/1 xícara de chá de casca de banana-verde/1 cebola média picada em pedaços pequenos/1 tomate médio cortado em cubos/ folhas de manjericão a gosto, salsinha, pimenta-rosa, azeite e sal a gosto.

Modo de fazer: numa panela, coloque uma colher de azeite e refogue a cebola por dois minutos. Em seguida, adicione as cascas de banana picadas e refogue-as por cinco minutos. Depois, acrescente o arroz, folhas de manjericão, tomate e salsinha. Misture bem, adicionando sal. Finalize o prato com pimenta rosa e folhas de hibisco.

Rendimento Duas porções

Fonte