A empreendedora social lembra o que sentiu ao chegar ao Rio, em 2000, para trabalhar como empregada doméstica, no Leme. “O que mais me impressionou foi a quantidade de legumes e verduras que eram desperdiçados na feira. Passei a recolher alimentos que iam para o lixo e comecei a inventar receitas”, lembra a cozinheira, de 37 anos. “Uma das primeiras foi com brócolis. Primeiro, mudei o modo de fazê-lo. Em vez de cozinhá-lo, refoguei no alho e abafei; em seguida, coloquei sal grosso”, conta ela, que destrinchou o vegetal. “Retirei a fibra e increm27entei um arroz. Com o cabinho, criei molho para cachorro-quente. E com a folhinha, uma couve”, enumera a mãe de Maria Eduarda, de 20 anos, Maria Clara, de 11, e Sol de Maria, de 1 ano e 11 meses.
Um ano depois, Regina estava na Itália dando palestra sobre gastronomia sustentável. De lá para cá, virou amiga de Bela Gil, com quem divide receitas, cozinhou para celebridades, como o ator Harrison Ford, e, desde 2017, apresenta o programa “Amor de cozinha”, no Futura. “Evitar o desperdício, valorizar os produtores locais e estimular as hortas comunitárias contribui para a salvação do planeta.”
Arroz Colorido de Casca de Banana-verde
Ingredientes: 1 xícara de chá de arroz cozido/1 xícara de hibisco/1 xícara de chá de casca de banana-verde/1 cebola média picada em pedaços pequenos/1 tomate médio cortado em cubos/ folhas de manjericão a gosto, salsinha, pimenta-rosa, azeite e sal a gosto.
Modo de fazer: numa panela, coloque uma colher de azeite e refogue a cebola por dois minutos. Em seguida, adicione as cascas de banana picadas e refogue-as por cinco minutos. Depois, acrescente o arroz, folhas de manjericão, tomate e salsinha. Misture bem, adicionando sal. Finalize o prato com pimenta rosa e folhas de hibisco.
Rendimento Duas porções