Por Sopa Cultural

Com mais de 12 mil votos reunidos na votação popular, a plataforma revelou em uma live, nesta quarta (19) os eleitos em dez categorias. Objetivo da premiação é disseminar e celebrar a potência do coletivo no país. 

Um ano representativo, um marco na história do crowdfunding no país, que completa 10 anos em 2021, em um cenário de urgência de muitas causas e projetos para atender movimentos de combate aos efeitos do novo coronavírus.

É neste cenário simbólico em que a Benfeitoria, a mais completa plataforma de financiamento coletivo do país, fundada em 2011, decidiu criar a primeira premiação do setor, para honrar o caminho percorrido até aqui e incentivar a mobilização em rede, fundamental nesses tempos que em a ajuda precisava vir virtualmente.

Na noite de 19 de maio, a plataforma anunciou as campanhas vencedoras das dez categorias do Prêmio Benfeitoria de Financiamento Coletivo, em uma live que agora segue disponível, no YouTube. A votação aberta ao público no início do mês reuniu 12 mil votos, bem acima das expectativas da organização. Veja lista abaixo com as campanhas que receberão em casa o troféu exclusivo criado pelo artista Pedro Girardello, além de uma surpresa da plataforma.

Mais do que fomentar e incentivar campanhas de vários temas como cultura, tecnologia, ativismo, entre outros, o prêmio fortalece o setor que em 2020 movimentou, só na Benfeitoria, R$81 milhões em apoios vindos de mais de 220 mil pessoas, para 4363 projetos.

Favela Orgânica é vencedor na categoria “Empreendedorismo”

No país onde a insegurança alimentar atinge 23% dos brasileiros, o movimento Favela Orgânica, que utiliza o alimento como ferramenta de transformação social, contou com o apoio coletivo de 556 pessoas, em 2019, para realizar um conjunto de aulas, conscientizando sobre a  alimentação saudável e acessível dentro das comunidades da Babilônia e do Chapéu Mangueira, com um aporte reunido de R$41.450.

Nossa fundadora Regina Tchelly dedicou a vitória a todos que votaram e contribuíram para o resultado do prêmio, destacando que o Favela Orgânica se propõe a trazer soluções para o desperdício de alimentos e a fome e que essa missão se tornou ainda mais relevante durante a pandemia.

“Todos que votaram tem nos ajudado a cumprir com nossa missão, dia após dia, em cada campanha, ação e projeto. Por isso, esse prêmio é dedicado a essas pessoas, nossos apoiadores”.

Comentários

comentários