Com apresentação da chefe de cozinha e criadora do Favela Orgânica, Regina Tchelly, a nova série aborda a importância do fim da cultura do desperdício
O descarte de cascas, sementes e talos é uma prática muito comum no cotidiano da família brasileira, que joga fora, em média, 1 kg de alimento por dia. A importância da mudança na cultura do desperdício será retratada na série Amor de Cozinha, que estreia no dia 19 de setembro, às 20h, no Canal Futura. Comandado pela chefe de cozinha Regina Tchelly, o programa — produzido em parceria com a produtora Coopas e com patrocínio da Extrafarma e Ultragaz — foi inspirado no projeto Favela Orgânica, iniciativa desenvolvida pela própria Regina, que visa a modificar a relação das pessoas com os alimentos, evitar o desperdício e cuidar do ambiente.
“Com capacidade de alcance e entretimento, a TV pode levar informações valiosas à população, como saúde e alimentação consciente. Por este motivo, a Ultragaz faz questão de apoiar o programa e contribuir para o bem-estar dos brasileiros e proteção do meio ambiente ” afirma Roberta Brenner, gerente de marketing da empresa.
Com 13 episódios de 26 minutos, o programa mostra o dia a dia de pessoas comuns, destacando um novo olhar sobre a compra de alimentos, suas propriedades e a economia doméstica local. Em cada capítulo, será apresentada uma receita, com dicas de preparo e nutrição, sempre com foco no aproveitamento total do alimento.
No capítulo de estreia, os telespectadores vão conhecer um pouco da história de Regina Tchelly, moradora do Morro da Babilônia, no Leme, que já trabalhou como empregada doméstica e hoje é referência na área de alimentação sustentável. Entre os personagens principais, estão Dona Teresa, antiga empregadora e uma das maiores incentivadoras da carreira da Regina; comerciantes de uma das feiras frequentadas por Regina; e vizinhos e moradores do Morro da Babilônia. A receita do dia será o “risoto de casca de melancia”, bastante simbólica por ser o primeiro prato da história do Favela Orgânica.
O roteiro voltado à saúde e sustentabilidade está alinhado com a missão da Extrafarma, uma das redes de farmácias que mais crescem no país: “Como rede de farmácias, temos a missão de contribuir para a saúde e bem-estar de nossos clientes, e acreditamos que isso passa por uma alimentação saudável, uma das grandes propostas do programa”, diz Carlos Lacerda, gerente de marketing e merchandising da rede.
“Amor de Cozinha” é fruto de uma parceria entre o Futura, a produtora Coopas e os patrocinadores Extrafarma e Ultragaz, com apresentação de Regina Tchelly e direção de Rafael Figueiredo. Após a exibição, os episódios podem ser acessados gratuitamente no Futuraplay.org.
AMOR DE COZINHA
Estreia: 19 de setembro (terça-feira), às 20h
Reprises: quarta-feira, 17h30, quinta-feira, 11h e sábado, 13h30
Duração: 26 minutos
Assista também em www.futuraplay.org
SINOPSES
Episódio 1: Era uma vez uma empregada doméstica
No Morro da Babilônia, RJ, vamos ver como Regina Tchelly se transformou em referência mundial na área de alimentação sustentável e está mudando a “cultura do desperdício” com iniciativas simples e saudáveis com o Projeto Favela Orgânica.
Episódio 2: Fazendo a feira
Regina Tchelly faz a feira no Rio, conversa com feirantes e conhece suas histórias. A apresentadora também acompanha um dos fregueses nas compras e dá dicas de como economizar, escolher e aproveitar integralmente os ingredientes que acabaram de comprar.
O Canal Futura
O Canal Futura é uma experiência pioneira de comunicação para transformação social, que opera a partir de um modelo de produção televisiva educativa, participativa e inclusiva, não comercial, não governamental, sem fins lucrativos e de interesse público, com base em parcerias que articulam e mobilizam uma rede social em vários estados brasileiros. Aproximadamente 50 milhões de pessoas assistem regularmente à programação, por meio de antenas parabólicas, TVs por assinatura, TVs Universitárias parceiras, sendo, em algumas localidades, em canal aberto (UHF e VHF). O Canal Futura é resultado da parceria entre organizações da iniciativa privada, unidas pelo compromisso de investir socialmente e líderes em seus segmentos. Os parceiros mantenedores são Confederação Nacional da Indústria, Sistema Fecomercio RJ, Sesc RJ e Senac RJ, FIESP, Fundação Bradesco, Itaú Social, Rede Globo e Grupo Votorantim.
Coopas
A COOPAS, indicada ao Emmy Internacional Awards em 2014 pelo documentário “De Volta”, é uma produtora de audiovisual que atua no mercado desde 1997, com experiência em produção de programas para TV, curtas e longas-metragens para televisão e cinema, vídeos institucionais e didáticos e transmissão ao vivo pela web e TV. Tem como principal cliente e parceiro o Canal Saúde/Fiocruz. Entre os trabalhos mais recentes estão o documentário “Como ser Herói”, uma parceria com a Casa de Cinema para o SPORTV, e o documentário “#Euvocêtodasnós”, uma coprodução com o Canal Futura.
Extrafarma
Fundada há 57 anos, a Extrafarma atua com pioneirismo nos mercados de atacado e de varejo farmacêutico do Brasil. Com mais de 340 lojas distribuídas em 11 estados e mais de 6 mil colaboradores diretos, a rede conta com aproximadamente 6 milhões de clientes cadastrados no seu programa de fidelidade, o Clube Extrafarma.
Em 2014, a empresa passou a fazer parte do Ultra, uma das maiores empresas brasileiras, se unindo aos demais negócios da companhia: Ipiranga, Ultragaz, Oxiteno e Ultracargo.
Ultragaz
Primeira empresa de GLP engarrafado e de venda a granel, a Companhia Ultragaz possui 18 bases de engarrafamento e outras 25 de estocagem e distribuição em todo o território nacional. A empresa fornece mais de 1,7 milhão de toneladas de GLP para mais de 11 milhões de domicílios e cerca de 52 mil clientes empresariais. Sua rede de Revendedores parceiros conta com cerca de 5, 8 mil lojas.
A Ultragaz também faz parte do Ultra, um dos maiores grupos empresariais brasileiros com atuação nos segmentos de distribuição de combustíveis (Ipiranga), na indústria de especialidades químicas (Oxiteno), no segmento de armazenagem para granéis líquidos (Ultracargo) e no setor de varejo farmacêutico (Extrafarma).